top of page
Students Taking Exams

Definindo alguns conceitos:

O que seria a Qualidade Social da Educação?

A qualidade social da educação é uma perspectiva que entende que a construção de indicadores de qualidade deve ir além das disciplinas básicas de Língua Portuguesa e Matemática.
Nesse sentido, pensar em uma educação pautada na qualidade social precisaria considerar que uma educação de qualidade é aquela que possa promover todos os domínios de conhecimentos e desenvolvimentos que se fazem necessários para que atenda as necessidades individuas e sociais dos alunos.
Além disso, que promova capacidades para inserção no mundo do trabalho e constitua a cidadania pautada em uma sociedade mais justa e igualitária (LIBÂNEO, 2018).

Conheça o sistema Quali-Inclusão

A Classroom Lecture

Conheça o Processo

Fique por dentro

Como Funciona nosso Processo de Avaliação

Por: Patricia Bernardo de Souza

          Ismael Moura Parede

As avaliações do sistema quali-inclusão, são feitos em duas etapas. A primeira delas é feita com participação dos pais ou responsáveis que respondem um primeiro questionário para avaliar questões específicas da vida da criança com TEA.

Há também mais dois outros questionários, um com questões que devem ser respondidas pelos professores e outro feito para os gestores da escola na qual a criança está matriculada. Com o cruzamento dessas informações é possível entender melhor a influência dos aspectos sociais na qualidade da educação, fatores como as condições de vida das famílias, a infraestrutura das escolas e questões do ensino. Todos esses fatores são indispensáveis para a promoção de uma educação pautada na qualidade social. 

Nesse sentido, é fundamental a participação de todos nesse processo de avaliação, pois por meio desses dados será possível entender quais os aspectos da educação das pessoas com TEA precisam ser de fato aperfeiçoados, ou os pontos que se fazem necessários a criação de políticas públicas.

Na segunda etapa, as crianças realizam uma avaliação. A avaliação é baseada nos conhecimentos do processo de alfabetização em Português e Matemática, bem como as condições de letramento da criança. Essa avalição foi construída para mensurar a memória visual, auditiva, raciocínio lógico, planejamento, coordenação motora, orientação espacial, temporal, sequência, lateralidade e a codificação e decodificação do código escrito.

Um outro ponto importante é que a avaliação dos conteúdos foi todo desenvolvido em um formato de jogo, dessa forma, enquanto a criança participa de um jogo, como de vídeo game ela está sendo avaliada, e ao final é possível saber o que a criança acertou ou errou, podendo o professor atribuir uma nota no processo final de avalição.

Nesse contexto, com os dados gerados pela avaliação gamificada realizada pela criança é possível também o professor ou profissionais da aprendizagem como neuropsicopedagogos e psicopedagogos traçarem planos de intervenções pautados nos resultados da avaliação.

Sendo assim, participem do processo, não deixando nenhuma etapa de fora, pois todas as partes integrantes do processo de avaliação são fundamentais para se estabelecer uma educação de qualidade para pessoas com TEA.

bottom of page