top of page

 Protocolo de Ações para uma cultura escolar inclusiva

WhatsApp Image 2021-08-10 at 20.50.55.jpeg

Resultado dos desdobramentos da pesquisa de mestrado da Mestra Maraligia da Silva, o estudo intitulado “AÇÕES DO DIRETOR ESCOLAR NA CONSTITUIÇÃO DE UMA CULTURA INCLUSIVA: UM ESTUDO NO MUNICÍPIO DE SANTO ANDRÉ/SP”, o presente protocolo parte do pressuposto de que o papel do diretor escolar é fundamental na condução da transformação necessária para que as escolas sejam, de fato, um lugar de acolhimento e desenvolvimento para todas as pessoas. A escuta atenta das ações e posicionamentos das diretoras da rede de Santo André que participaram da pesquisa deu pistas importantes para a proposição deste documento.

Os referenciais teóricos utilizados para análise dos achados da pesquisa também serão aplicados às ações indispensáveis para  implementação de uma cultura inclusiva, que requer uma escola diferente, a ser transformada por cada um dos atores que nela atuam.

Maralígia da Silva, possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras do ABC - São Caetano do Sul (1990) e pós graduação em Psicopedagogia e Didática do Ensino Superior pela Universidade de Franca (1997 e 1998). É professora concursada de Educação Infantil e Ensino Fundamental da Prefeitura Municipal de Santo André, onde já atuou como diretora e coordenadora pedagógica e atualmente exerce função gratificada de assistente pedagógica. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Administração de Unidades Educativas, atuando principalmente nos seguintes temas: educação inclusiva, gestão pública e educação especial.

Assista a live realizada no dia 25/08/21 ao vivo no YouTube em que a Mestra Maralígia nos conta tudo sobre seu produto.
Slide2.JPG
Slide3.JPG
Slide4.JPG
Slide5.JPG
Slide6.JPG
Slide7.JPG
Slide8.JPG
Slide9.JPG
Slide10.JPG
Slide12.JPG
Slide11.JPG
Slide13.JPG
Slide14.JPG
bottom of page